Jandira Feghali (PCdoB) e Luiz Antônio Corrêa (PP). Os dois concorrem a uma vaga na Câmara dos deputados pelo Rio de Janeiro. Fonte da Imagem: Câmara dos Deputados
Destaques:
- Início lento nas estratégias de publicidade digital entre candidatos a deputado federal pelo Rio de Janeiro. Dentre as 35 candidaturas analisadas na pesquisa, apenas 7 investiram no impulsionamento de postagens na plataforma Meta na primeira semana eleitoral, dos dias 17 a 23 de agosto. Na última semana pré-campanha, de 9 a 15 de agosto, dez investiram em impulsionamento.
- No entanto, o valor investido entre os dias 17 e 23 de agosto foi 124% aproximadamente maior do que o valor da semana de 9 a 15 de agosto. A soma, em reais, dos valores gastos em impulsionamento dos 10 candidatos foi de R$ 12,76K, ao passo que a soma, em reais, do investimento em publicidade dos 7 candidatos foi de R$ 28,62K.
- Luiz Antônio Corrêa (PP) e Jandira Feghali (PCdoB) lideram o ranking dos investimentos em impulsionamento com R$ 8.12K e R$ 7.89K, respectivamente. O terceiro lugar, ocupado pelo candidato Deputado Gurgel, possui uma diferença de gasto para o primeiro lugar de 68% aproximadamente.
- Embora Luiz Antônio Corrêa (PP) gaste mais em publicidade digital, em comparação a candidata Jandira Feghali (PCdoB), seu engajamento (impressões) é inferior. Ao passo que o Luiz Antônio Corrêa (PP) possui 520.999 impressões, Jandira Feghali (PCdoB) dispõe de 997.497, o que sugere um aproveitamento melhor da candidata.
- No período analisado, o partido que mais publicou anúncios na plataforma Meta foi o PSOL, com o total de 105 anúncios, vinculados somente ao candidato Glauber Braga (PSOL). Tratando-se do investimento, o partido que mais investiu na plataforma foi o PCdoB, com um gasto de R$ 10.547K.
- Comparado ao período de 9 a 15 de agosto no qual o investimento da candidata Benedita da Silva (PT) foi de 3,79K, sendo a primeira colocada em gasto na plataforma, entre os dias 16 a 23 de agosto, Benedita da Silva (PT) investiu apenas R$ 426, se posicionando na sexta colocação.
- O candidato Chiquinho Brazão, na última colocação entre os sete candidatos que gastaram em publicidade digital na plataforma Meta o que mais obteve crescimento de seguidores nas redes.
- Análise
Segundo os dados da biblioteca de anúncios do Facebook, apenas 7 dos 35 candidatos analisados no presente estudo investiram em impulsionamento de anúncios da ferramenta Meta no período de 17 a 23 de agosto. Como ilustrado no Gráfico 1, o candidato que mais investiu foi Luiz Antônio Corrêa (PP), com R$8.12 mil, seguido da candidata Jandira Feghali (PC do B), com R$7.89 mil reais. Quem menos investiu foi o candidato Deputado Chiquinho Brazão (União Brasil), com R$14.
A soma do investimento dos 7 candidatos ilustrados na Tabela 1 é superior à soma dos gastos dos 10 candidatos que investiram em publicidade digital na última semana antes do início das campanhas eleitorais (Gráfico 2), de 9 a 15 de agosto. Ou seja, embora o número de candidatos na semana dos dias 17 a 23 de agosto seja menor, o gasto em publicidade foi maior.
Gráfico 1: Ranking de investimento de candidatos em impulsionamento no Meta (17 a 23 de ago)
Gráfico 2: Ranking de investimento de candidatos em impulsionamento no Meta (09 a 15 de ago)
Ainda que Luiz Antônio Corrêa (PP) gaste mais em publicidade digital, em comparação à candidata Jandira Feghali (PCdoB), como visto no Gráfico 1, seu engajamento nas redes sociais (impressões) é inferior. Segundo os dados do Data Studio, ao passo que Luiz Antônio Corrêa (PP) possui 520.999 impressões, Jandira Feghali (PCdoB) dispõe de 997.497 (Tabela 1).
Tabela 1: Impressões dos candidatos a deputado federal do Rio de Janeiro que investiram em publicidade digital na Plataforma Meta
Jandira Feghali (PC do B) | 997.498 impressões |
Deputado Gurgel (PL) | 667.981 impressões |
Luiz Antônio Corrêa (PP) | 520.989 impressões |
Marcelo Calero (PSD) | 245.490 impressões |
Glauber Braga (PSOL) | 241.448 impressões |
Benedita da Silva ( PT) | 94.999 impressões |
Ainda de acordo com os dados da Biblioteca de Anúncios, no período de 16 a 23 de agosto, foram impulsionados 193 anúncios de 6 candidatos no total. Os candidatos são: Jandira Feghali (PCdoB), Deputado Gurgel (PL), Luiz Antônio Corrêa (PP), Marcelo Calero (PSD), Glauber Braga (PSOL) e Benedita da Silva (PT). O alcance foi de 2.503.000 impressões no total. No Gráfico 3, constam o número de anúncios e as impressões somadas, ao passo que no Gráfico 4 é ilustrada a relação de impressões por anúncio.
O partido com maior número de anúncios em circulação é o PSOL, com 105 criados pela equipe de Glauber Braga, alcançando 241.447,50 impressões no total com uma média de 2.229,5 impressões por anúncio. O partido com maior número de impressões foi o PCdoB, com a candidatura de Jandira Feghali, com 997.497 em 5 anúncios. Ou seja, 199.499,5 impressões por anúncio. Benedita da Silva (PT) foi a candidata com menos anúncios divulgados (dois) e menos impressões absolutas (94.999), porém, sua relação foi de 47.999,5 impressões por anúncio.
Gráfico 3: Número de anúncios e impressões por partido
Gráfico 4: Impressões por anúncio de cada partido
1.1 Número de interações (Meta)
A respeito das interações no Facebook (Tabela 2), nota-se que o candidato Glauber Braga (PSOL) obteve maior número absoluto em comparação aos outros analisados, totalizando cerca de 69.300 interações no período. A candidata Jandira Feghali (PCdoB) se encontra próxima, com cerca de 69.300 interações. Os outros candidatos conseguiram entre 1.100 e 45.600 interações.
No Instagram (Imagem 6), Jandira Feghali (PCdoB) lidera as interações, com 118.800 no total. Glauber Braga (PSOL), aqui em segundo lugar, se encontra com muito menos interações: 67.000. Os demais candidatos vão de 1.900 a 23.500 interações.
Tabela 2: Total de interações em postagens dos candidatos no Facebook (16 a 23 de ago)
Tabela 3 : Total de interações em postagens dos candidatos no Instagram (16 a 23 de ago)
1.2 Taxa de engajamento (Meta)
No Facebook (Tabela 4), a maior taxa é do candidato Glauber Braga (PSOL), com 0,41%, e a segunda maior é da candidata Benedita da Silva (PT), com 0,33%. A candidata com menor taxa de interação é a Jandira Feghali (PSOL), com 0,09%. Vale apontar que, enquanto na métrica anterior (Interações totais no Facebook) a candidata se sobressai no número de interações, aqui ela tem a taxa mais baixa — e isso se deve ao seu alto número de seguidores: 1.40 milhões. Os demais candidatos se mantêm entre 0,15% e 0,32%.
No Instagram (Tabela 5), a taxa de engajamento que se sobressai é a do candidato Luiz Antônio Corrêa (PP), com 4,59%, apesar das interações serem numericamente inexpressivas (1,9 mil interações no período); em seguida, o candidato Marcelo Calero (PSD), com 4,36%. Os demais candidatos analisados se mantêm entre 0,15% (Deputado Gurgel, PL) e 3,43% (Deputado Chiquinho Brazão, União Brasil).
Tabela 4: Taxa de engajamento no Facebook (16 a 23 de ago)
Tabela 5: Taxa de engajamento no Instagram (16 a 23 de ago)
1.3 Seguidores (Meta)
No Facebook (Tabela 6), o maior crescimento absoluto de seguidores é do candidato Glauber Braga (PSOL), com 205 novos seguidores, enquanto o relativo é do Deputado Chiquinho Brazão (União Brasil), com crescimento de 0,07%. Luiz Antônio Corrêa (PP), o candidato que mais investiu em impulsionamento, teve um crescimento de 0,01% no Facebook. A segunda a investir mais, Jandira Feghali (PDT), teve um decrescimento de -0,001%, perdendo 19 seguidores.
No Instagram (Tabela 7), o crescimento de seguidores maior é o do candidato Marcelo Calero (PSD), de 2,08% no período, angariando 2800 novos seguidores. O candidato Deputado Gurgel (PL), apesar de apresentar um aumento de seguidores no Facebook, no Instagram sofre um decréscimo: perde 56 seguidores, ou seja, -0,046%. Os demais candidatos variam entre 0,02% e 1,17%.
Tabela 6: Crescimento de seguidores no Facebook
Tabela 7: Crescimento de seguidores no Instagram
- Metodologia
Os dados utilizados foram coletados da Biblioteca de Anúncios da Meta e do CrowdTangle. A organização e a visualização dos dados foram feitas pela equipe do Observatório das Eleições da PUC-Rio, através da ferramenta Data Studio, do Google.
A escolha dos 35 pré-candidatos a deputado federal do Rio de Janeiro foi feita através da utilização da base de dados do “Divulgacand” do qual foram escolhidas para a análise as pré candidaturas daqueles que buscavam a reeleição – exceção ao parâmetro de escolha foi a análise do candidato Eduardo Pazuello (PL) que, embora não estivesse na lista dos que buscavam a reeleição, foi constatada a importantância da sua inclusão levando em consideração a existência de investimento em impulsionamento na plataforma Meta na última semana pré-período eleitoral. E, dentre esses 35 pré-candidatos, apenas 7 gastaram em engajamento na plataforma na semana dos dias 16 a 23 de agosto – número esse inferior ao da última semana pré-período eleitoral. O Data Studio não identificou o impulsionamento do candidato Chiquinho Brazão, descrito pela Biblioteca de Anúncios do Facebook como um investimento de R$14. Em vista disso, os dados levantados pela ferramenta do Google não o incluem, porém as demais ferramentas sim (Biblioteca de Anúncios e CrowdTangle).
A escolha dos dias 16 a 23 de agosto para análise deste relatório se baseou tanto na disponibilidade dos dados pela plataforma Meta, quanto na necessidade de fazer um estudo que pensasse a primeira semana da campanha eleitoral. Uma observação importante sobre a data é que, na plataforma Meta, os dados disponíveis começavam no dia 17 e iam até o dia 23, havendo, portanto, esse “gap” de informações do dia 16. De forma a atender o dia 16, que é o primeiro dia de campanhas eleitorais, o nosso estudo também utilizou uma outra fonte de dados: o Data Studio com o nome “Departamento de Comunicação da PUC-Rio/Núcleo de Tecnologia/Observatório das Eleições de 2022/Facebook e Instagram”. Essa base de dados coleta informações da própria Biblioteca de Anúncios, ordenando-as em três principais tópicos: anúncios, impressões e investimento em reais.
Por ser um documento sobretudo quantitativo, o que apenas se aproxima da realidade, exige uma análise qualitativa – capaz de maior aprofundamento.
Fontes:
DIVULGACAND CONTAS. Divulgação de Candidaturas e Contas Eleitorais. Disponível em: <https://divulgacandcontas.tse.jus.br/divulga/#/estados/2022/2040602022/RJ/candidatos>. Acesso em: 19 de ago. 2022.
DATASTUDIO. PUC-RIO | Observatório das Eleições 2022 | META. Disponível em: <https://datastudio.google.com/reporting/4d295416-12b9-4f36-aac8-0b34bc8f6e93/page/3yJ0C>. Acesso em: 28 de ago, 2022.