O candidato à presidência pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT), Ciro Gomes, foi o segundo que mais gastou em publicidade digital no Google e na Meta em setembro. No Google, foram R$ 2,6 milhões, atrás apenas de Lula, do Partido dos Trabalhadores (PT), com R$ 3,6 milhões; enquanto que na Meta (Facebook e Instagram), entre os dias 20 e 26 de setembro, foram R$ 249 mil, atrás somente de Simone Tebet, do Movimento Democrático Brasileiro (MDB), com R$ 269 mil.
Os altos gastos de Ciro Gomes são um reflexo da persistência do candidato na disputa eleitoral. Em 26 de setembro, em leitura de uma carta escrita à nação, Ciro afirmou ser vítima de “virulenta campanha nacional e internacional”. A afirmação faz referência às tentativas de uma parte da esquerda empenhada na desistência dele da corrida em favor de Lula (PT).
O argumento é de que, com a desistência e apoio de Ciro, o petista é capaz de levar a eleição sem necessidade de segundo turno – o que dificultaria uma possível investida golpista por parte de Bolsonaro. Os que discordam defendem a ideia de que o primeiro turno é o momento de cada eleitor votar de acordo com o projeto que mais se identifica, sem se preocupar somente com o utilitarismo imediato do voto.
O candidato do PDT, por sua vez, foi o único dos presidenciáveis que gastou em anúncios no intervalo de março a junho. Mas, comparativamente, os valores foram pequenos: somam R$ 99,5 mil, menos do que os R$ 158 mil gastos em setembro. Bolsonaro começou a impulsionar em julho; Lula, apenas em agosto. E o petista já é o candidato com maior valor investido entre os concorrentes à presidência: R$ 5,5 milhões.
Análise discursiva da peça publicitária “Um projeto para o Brasil”
No vídeo “Um projeto para o Brasil” , o candidato Ciro Gomes (PDT) reafirma os problemas econômicos enfrentados pelos brasileiros e se posiciona contra a corrupção e o oportunismo. Na peça, o pedetista investiu aproximadamente R$ 60 mil em impulsionamento e teve 4,5 milhões de visualizações.
Segundo Ciro Gomes, quando ele nasceu o Brasil era o país que mais crescia no mundo. Porém, hoje é uma das nações que menos cresce devido a problemas na política. O candidato vai até um supermercado (Figura 1) para denunciar a inflação nos preços dos alimentos e, depois, evidencia o crescimento da desigualdade. Ele aponta que, no Brasil de hoje, a vida só melhora para os ricos e para os políticos corruptos que utilizam do sistema para enriquecer.
Com esse ataque, Ciro se apresenta como diferente dos outros candidatos e ressalta ter um projeto de governo “capaz de conquistar o coração da maioria dos brasileiros e brasileiras” (Figura 2). Neste momento, a música clássica que conduz o vídeo é substituída por uma trilha animada que convida o espectador a apertar 12 nas urnas.
Figura 1 – Ciro denuncia a inflação no vídeo “Um projeto para o Brasil”
Figura 2 – Ciro diz ter um plano de governo no vídeo “Um projeto para o Brasil”
Metodologia
Os dados utilizados foram coletados a partir da Biblioteca de Anúncios da Meta, do Google e do CrowdTangle. A organização e a visualização dos dados foram feitas pela equipe do Observatório das Eleições da PUC-Rio. Por ser um documento sobretudo quantitativo, o que apenas se aproxima da realidade, exige uma análise qualitativa – capaz de maior aprofundamento.
Alunos:
Luiza Ramalho dos Santos Xavier
Marina Kersting
Danilo Akel
Luis Felipe Azevedo
Sofia Oliveira Pinto de Abreu
Maria Eduarda Gomes Severiano
João Pedro Urbano
Coordenação:
Prof. Arthur Ituassu, Departamento de Comunicação (PUC-Rio)
Prof. Gustavo Robichez, Departamento de Comunicação (PUC-Rio)
Prof. Marcelo Alves, Departamento de Comunicação (PUC-Rio)