candidatos a deputado federal no RJ

Jandira Feghali (PCdoB) e Marcelo Calero (PSD) são candidatos a deputado federal pelo Rio de Janeiro. Fonte da Imagem: Gustavo Lima/Agência Câmara e Câmara dos Deputados

Destaque: 
  • Dentre os 10 deputados federais do Rio de Janeiro candidatos à reeleição que investiram em impulsionamento de postagens na Plataforma Meta entre 24 e 30 de agosto, Jandira Feghali (PCdoB) e Marcelo Calero (PSD) se destacam como os que mais utilizam os mecanismos de seleção de público na plataforma. Na análise foram estudados 34 candidatos à reeleição, mas apenas 10 foram os que investiram em propagandas pagas no Meta.

Análise

A partir do estudo com 34 candidatos à reeleição no cargo de deputado federal do Rio de Janeiro, apenas 10 investiram em impulsionamento (Figura 1) no período de 24 a 30 de agosto.  Dentre esses 10 candidatos, Jandira Feghali (PCdoB) e Marcelo Calero (PSD) se sobressaíram com relação ao uso da ferramenta de seleção de público na Plataforma Meta. 

Figura 1: Ranking de investimento de candidatos em impulsionamento no Meta (24-30 ago)

Fonte:  Biblioteca de anúncios da Meta 

Como mostrado acima na Figura 1, ao passo que Jandira Feghali (PCdoB) investiu R$15.2K em publicidade digital, Marcelo Calero (PSD) gastou R$9.17K, cerca de 40% a menos.  

Tratando-se exclusivamente do uso da ferramenta de seleção de público, ambos os candidatos buscaram alcançar seu público pela localização e pelo direcionamento detalhado (interesses e dados demográficos). Jandira Feghali (PCdoB) se utilizou da opção de exclusão de determinados assuntos, como descritos na Tabela 1, além de direcionamento para alunos de universidades públicas do Rio de Janeiro.

Na tabela abaixo (Tabela 1), a coluna do “Direcionamento detalhado” exibe as temáticas de interesse dos anunciantes para direcionamento, seja para incluir como alvo ou não. Caso inclua, na coluna “Incluiu ou excluiu” estará como Incluiu, o que significa que usuários que se interessem por aquele assunto receberão os anúncios; caso o anunciante não queira que aqueles usuários sejam alcançados por seus anúncios, eles serão excluídos, representados como “Excluiu” na tabela.

No que toca à localização, a candidata optou por direcionar anúncios a diferentes bairros da capital do Rio de Janeiro. Marcelo Calero (PSD), por sua vez, usufruiu da ferramenta de localização para direcionar anúncios a 68 dos 92 municípios do estado, demonstrando buscar votos para além da capital. Em relação a dados demográficos, o candidato pelo PSD investe mais no público feminino como target de seus anúncios, como indicado na Tabela2, além de incluir o interesse pelo tema “cultura” no direcionamento. Jandira Feghali (PCdoB), diferentemente de Calero (PSD), direciona seus investimentos em anúncios de forma igualitária entre homens e mulheres. 

Tabela 1: Direcionamento de anúncios da candidata Jandira Feghali (PCdoB)

Direcionamento detalhadoCategoriaIncluiu ou excluiu% do valor gastoAnúncios
RatinhoInteressesExcluiu89%21
Ficção científica militarInteressesExcluiu89%21
História militarInteressesExcluiu89%21
Danilo GentiliInteressesExcluiu89%21
Movimento socialInteressesIncluiu51,30%12
Chico BuarqueInteressesIncluiu40,10%4
Marisa MonteInteressesIncluiu40,10%4
Nando ReisInteressesIncluiu40,10%4
Problemas comunitáriosInteressesIncluiu40,10%4
Tiago IorcInteressesIncluiu40,10%4
Caetano VelosoInteressesIncluiu40,10%4
AnittaInteressesIncluiu40,10%4
UFF – Universidade Federal FluminenseDados demográficosIncluiu11,10%8
UFRJ – Universidade Federal do Rio de JaneiroDados demográficosIncluiu11,10%8
UERJ – Universidade do Estado do Rio de JaneiroDados demográficosIncluiu11,10%8
Fonte: Biblioteca de Anúncios da Meta

Tabela 2: Direcionamento por gênero do candidato Marcelo Calero (PSD)

Gênero% do valor gastoAnúncios
Mulheres59,70%90
Homens24,20%75
Todos16,10%78
Fonte: Biblioteca de Anúncios do Meta

Metodologia

Os dados utilizados foram coletados da Biblioteca de Anúncios da Meta e do CrowdTangle. A organização e a visualização dos dados foram feitas pela equipe do Observatório das Eleições da PUC-Rio, através da ferramenta Data Studio, do Google.

A escolha dos 34 pré-candidatos a deputado federal do Rio de Janeiro foi feita através da utilização da base de dados do “Divulgacand” do qual foram escolhidas para a análise as pré candidaturas daqueles que buscavam a reeleição. E, dentre esses 34  pré-candidatos, apenas 10 gastaram em engajamento na plataforma na semana dos dias 24 a 30 de agosto. E, dentre esses 10, apenas Jandira Feghali (PCdoB) e Marcelo Calero (PSD) se destacaram como os que mais utilizaram os mecanismos de seleção de público na plataforma no período analisado. 

A escolha dos dias 24 a 30 de agosto para análise deste relatório se baseou tanto na disponibilidade dos dados pela plataforma Meta, quanto na necessidade de fazer um estudo que pensasse os primeiros períodos pós início da campanha eleitoral. Por ser um documento sobretudo quantitativo, o que apenas se aproxima da realidade, exige uma análise qualitativa – capaz de maior aprofundamento. 

Fontes: 

DIVULGACAND CONTAS. Divulgação de Candidaturas e Contas Eleitorais. Disponível em: <https://divulgacandcontas.tse.jus.br/divulga/#/estados/2022/2040602022/RJ/candidatos>. Acesso em: 31 de ago. 2022. 

DATASTUDIO. PUC-RIO | Observatório das Eleições 2022 | META. Disponível em: <https://datastudio.google.com/reporting/4d295416-12b9-4f36-aac8-0b34bc8f6e93/page/3yJ0C>.  Acesso em: 31 de ago de 2022. 
Biblioteca de Anúncios da Meta. Disponível em: <https://www.facebook.com/ads/library/>.  Acesso em 2 de set de 2022.