O objetivo deste estudo é compreender quais são os principais assuntos abordados por políticos eleitos em cidades que compõem a área da Amazônia Legal. O foco é realizar um levantamento sistemático para analisar o debate em municípios locais, comparando os assuntos e sua relevância. Os dados coletados possibilitam traçar um paralelo das principais campanhas levantadas nessa região e a importância dada às políticas de preservação da floresta nos estados que a abrigam.

Dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) demonstram que 18,3% dos 4,2 milhões de quilômetros quadrados da Amazônia em terra brasileira já foram destruídos. De acordo com a Agência Senado, o percentual de desmatamento assusta especialistas em conservação de espécies por estar muito próximo de 20%, índice considerado um ponto de não retorno para o bioma.

A região amazônica tem se tornado cada vez mais urbanizada. Atualmente, as cidades abrigam 76% da população total da Amazônia. Apesar desse crescimento, as cidades dessa localidade enfrentam desafios consideráveis em relação à qualidade de vida, como a falta de cobertura vegetal nas áreas urbanas.

A Cúpula da Amazônia, realizada em agosto de 2023, deixou como principal legado um documento batizado como “Declaração de Belém”. O evento ocorreu no Pará e reuniu representantes do Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela. O texto final da conferência deixou lacunas em aberto ao não assumir metas comuns de desmatamento, não estabelecer medidas para evitar o ponto de não retorno da Amazônia e nem vetar a exploração de petróleo na região.

Este relatório contou com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), com o edital Pró-Humanidades 2022 (Chamada n. 40/2022 – Processo: 420502/2022-0) e o apoio da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ). Processos: E-26/210.865/2024 e E-26/210.871/2024.

Acesso ao relatório:

Equipe:

Alunos:
Barbara Yumi
Danilo Akel
Gabriel Bruck
Giovana Sargentelli
Juliane Brito
Mariana Leal
Nicholas Berenger
Tiago Sol

Coordenação:
Prof. Arthur Ituassu, Departamento de Comunicação (PUC-Rio)
Prof. Marcelo Alves, Departamento de Comunicação (PUC-Rio)