Carlos Jordy (PL) e deputado Gurgel (PL) Fonte da Imagem: Portal da Câmara dos Deputados

  

Destaque: 

  • Carlos Jordy (PL) e Deputado Gurgel (PL), candidatos a deputado federal pelo Rio de Janeiro, aproveitaram o feriado do dia 7 setembro para fazer campanha eleitoral por impulsionamento nas redes sociais. Enquanto Jordy (PL) investiu, em média, R$800, o Deputado Gurgel (PL) gastou aproximadamente R$1.700. 

Dois candidatos a deputado federal pelo Rio de Janeiro aproveitaram o feriado do dia 7 de setembro para fazer campanha eleitoral por impulsionamento nas redes sociais. Segundo os dados da Biblioteca de Anúncios do Facebook, o deputado Gurgel (PL) impulsionou sete anúncios após a manifestação de 7 de setembro, cujo conteúdo são fotos e vídeos do evento, tanto do candidato quanto de discursos do Presidente Jair Bolsonaro. O investimento foi de R$1000 – R$1300 aproximadamente. O candidato também impulsionou 4 anúncios convocando para o “ato cívico” para o dia 7, tendo investido menos de R$100 em cada um. Nesses anúncios as palavras chave mais mencionadas são “nação”, “povo”, “pleno desenvolvimento”, “liberdade” e “democracia”. 

O outro candidato em questão é Carlos Jordy (PL), que impulsionou dois anúncios, sendo um de convocação ao ato e outro para comemorar o sucesso do feriado e fazer campanha para sua candidatura, tendo investido uma média de R$800. Nesses dois anúncios as palavras mais mencionadas são “manifestação” e “ruas”.

Imagem 1: Post impulsionado pelo candidato Carlos Jordy

Imagem 2: Post impulsionado pelo candidato Deputado Gurgel

A seleção dos 34 candidatos a deputado federal do Rio de Janeiro foi feita a partir da base de dados do “Divulgacand” na qual foram escolhidas para a análise as candidaturas daqueles que buscavam a reeleição. E, dentre esses 34  pré-candidatos, foram encontrados 2 candidatos que aproveitaram o feriado do dia 7 setembro para fazer campanha eleitoral por impulsionamento nas redes sociais. 


Metodologia

Os dados utilizados foram coletados da Biblioteca de Anúncios da Meta e do CrowdTangle. A organização e a visualização dos dados foram feitas pela equipe do Observatório das Eleições da PUC-Rio. Por ser um documento sobretudo quantitativo, o que apenas se aproxima da realidade, exige uma análise qualitativa – capaz de maior aprofundamento. 

Expediente:

Alunos do Observatório Puc-Rio das eleições 2022:

Luiza Ramalho dos Santos Xavier
Marina Kersting
Danilo Akel
Luis Felipe Azevedo
Sofia Oliveira Pinto de Abreu
Maria Eduarda Gomes Severiano
João Pedro Urbano

Coordenação:
Prof. Arthur Ituassu, Departamento de Comunicação (PUC-Rio)
Prof. Gustavo Robichez, Departamento de Comunicação (PUC-Rio)
Prof. Marcelo Alves, Departamento de Comunicação (PUC-Rio)

Fontes: 

DIVULGACAND CONTAS. Divulgação de Candidaturas e Contas Eleitorais. Disponível em: <https://divulgacandcontas.tse.jus.br/divulga/#/estados/2022/2040602022/RJ/candidatos>. Acesso em: 9 de set. 2022. 

DATASTUDIO. PUC-RIO | Observatório das Eleições 2022 | META. Disponível em: <https://datastudio.google.com/reporting/4d295416-12b9-4f36-aac8-0b34bc8f6e93/page/3yJ0C>.  Acesso em: 10 de set de 2022. 

Biblioteca de Anúncios da Meta. Disponível em: <https://www.facebook.com/ads/library/>.  Acesso em 9 de set de 2022.