Levando em conta o peso crescente das dinâmicas online no processo eleitoral e suas implicações para a democracia, o Núcleo de Tecnologia do Departamento de Comunicação da PUC-Rio (NuTec) criou o observatório das eleições 2022. A iniciativa pioneira, a cargo dos professores do departamento de comunicação Arthur Ituassu, Gustavo Robichez e Marcelo Alves tem como objetivo monitorar diferentes aspectos das campanhas à presidência e ao governo estadual do Rio nas mídias digitais. Métodos computacionais se articularão a fundamentos teóricos e questões da comunicação política.

Após a realização de um processo seletivo, o trabalho da equipe do Observatório começou em maio. Já foram realizadas aulas e discussões sobre temas como os fundamentos da democracia, a história das campanhas eleitorais, propaganda eleitoral digital no Brasil, estratégias de microdirecionamento em anúncios no Facebook e Instagram. Também estão previstas oficinas de ferramentas de monitoramento de redes sociais, como o CroudTangle, que rastreia a difusão de conteúdo na internet. O projeto conta com o apoio do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Democracia Digital (INCT.DD) – coordenado pelo professor da Wilson Gomes, da Universidade Federal da Bahia.

Entre os objetivos do projeto destacam-se o estudo da publicidade em sites políticos, mapeamento de interações entre diferentes mídias sociais, identificação e análise da exposição de marcas que financiam websites de desinformação, além da produção de relatórios e propostas de pautas para a imprensa.