Este relatório analisa o fenômeno da IA na contemporaneidade, buscando entender seus impactos com base nos dados do YouTube. A análise demonstrou receio e animação quanto à nova tecnologia, mas é importante ressaltar que essas tecnologias são uma tendência e já estão sendo incorporadas ao nosso dia a dia.

No final de 2022, o tema Inteligência Artificial esteve sob os holofotes por um motivo em especial: o ChatGPT (Generative Pre-Trained Transformer). Este sistema de IA da OpenAI, que simula textos gerados por humanos, ganhou projeção ao redor do mundo e estimulou investimentos de diferentes países para a tecnologia. O algoritmo da plataforma foi treinado por técnicas de aprendizado profundo e machine learning, o que permite a sua evolução ao longo do tempo, aprimorando a experiência do usuário na plataforma.

Com o lançamento do Chat GPT 3.5, no início de 2023, a OpenAI, empresa por trás da ferramenta, divulgou que a plataforma alcançou a marca de um milhão de usuários em apenas cinco dias de serviço. O site “Statista” elaborou um ranking comparando o tempo que outras redes sociais e/ou plataformas de streaming demoraram para chegar ao mesmo número de consumidores. O Instagram e o Spotify, dentre as redes que atingiram um milhão de usuários mais rápido, ocupam, respectivamente, o segundo e terceiro lugar. No entanto, o Instagram levou dois meses e meio, e o Spotify, cinco meses para atingir a soma.

Os resultados da evolução desses programas dividem opiniões. Os debates e conteúdos produzidos sobre esse tema, por um lado, questionam que as respostas podem ir de uma crise severa de desemprego à extinção da humanidade. Por outro lado, acredita-se que a inteligência artificial pode potencializar processos de pesquisa, empregos e suscitar muitos benefícios socioeconômicos.

Acesso ao relatório:

Equipe:

Alunos:
Barbara Yumi
Danilo Akel
Gabriel Bruck
Giovana Sargentelli
Juliane Brito
Mariana Leal
Nicholas Berenger
Pedro Lopes
Tiago Sol

Coordenação:
Prof. Arthur Ituassu, Departamento de Comunicação (PUC-Rio)
Prof. Marcelo Alves, Departamento de Comunicação (PUC-Rio)