Jandira Feghali (PCdoB) e Luiz Antônio Corrêa (PP). Os dois concorrem a uma vaga na Câmara dos deputados pelo Rio de Janeiro. Fonte da Imagem: Câmara dos Deputados 

Destaques: 

  • Início lento nas estratégias de publicidade digital entre candidatos a deputado federal pelo Rio de Janeiro. Dentre as 35 candidaturas analisadas na pesquisa, apenas 7 investiram no impulsionamento de postagens na plataforma Meta na primeira semana eleitoral, dos dias 17 a 23 de agosto. Na última semana pré-campanha, de 9 a 15 de agosto, dez investiram em impulsionamento. 
  • No entanto, o valor investido entre os dias 17 e 23 de agosto foi 124% aproximadamente maior do que o valor da semana de 9 a 15 de agosto. A soma, em reais, dos valores gastos em impulsionamento dos 10 candidatos foi de R$ 12,76K, ao passo que a soma, em reais, do investimento em publicidade dos 7 candidatos foi de R$ 28,62K. 
  • Luiz Antônio Corrêa (PP) e Jandira Feghali (PCdoB) lideram o ranking dos investimentos em impulsionamento com R$ 8.12K e R$ 7.89K, respectivamente. O terceiro lugar, ocupado pelo candidato Deputado Gurgel, possui uma diferença de gasto para o primeiro lugar de 68% aproximadamente. 
  • Embora Luiz Antônio Corrêa (PP) gaste mais em publicidade digital, em comparação a candidata Jandira Feghali (PCdoB), seu engajamento (impressões) é inferior. Ao passo que o Luiz Antônio Corrêa (PP) possui 520.999 impressões, Jandira Feghali (PCdoB) dispõe de 997.497, o que sugere um aproveitamento melhor da candidata. 
  • No período analisado, o partido que mais publicou anúncios na plataforma Meta foi o PSOL, com o total de 105 anúncios, vinculados somente ao candidato Glauber Braga (PSOL). Tratando-se do investimento, o partido que mais investiu na plataforma foi o PCdoB, com um gasto de R$ 10.547K. 
  • Comparado ao período de 9 a 15 de agosto no qual o investimento da candidata Benedita da Silva (PT) foi de 3,79K, sendo a primeira colocada em gasto na plataforma, entre os dias 16 a 23 de agosto, Benedita da Silva (PT) investiu apenas R$ 426, se posicionando na sexta colocação. 
  • O candidato Chiquinho Brazão, na última colocação entre os sete candidatos que gastaram em publicidade digital na plataforma Meta o que mais obteve crescimento de seguidores nas redes. 
  1. Análise

Segundo os dados da biblioteca de anúncios do Facebook, apenas 7 dos 35 candidatos analisados no presente estudo investiram em impulsionamento de anúncios da ferramenta Meta no período de 17 a 23 de agosto. Como ilustrado no Gráfico 1, o candidato que mais investiu foi Luiz Antônio Corrêa (PP), com R$8.12 mil, seguido da candidata Jandira Feghali (PC do B), com R$7.89 mil reais. Quem menos investiu foi o candidato Deputado Chiquinho Brazão (União Brasil), com R$14. 

A soma do investimento dos 7 candidatos ilustrados na Tabela 1 é superior à soma dos gastos dos 10 candidatos que investiram em publicidade digital na última semana antes do início das campanhas eleitorais (Gráfico 2), de 9 a 15 de agosto. Ou seja, embora o número de candidatos na semana dos dias 17 a 23 de agosto seja menor, o gasto em publicidade foi maior. 

Gráfico 1: Ranking de investimento de candidatos em impulsionamento no Meta  (17 a 23 de ago)

Gráfico 2: Ranking de investimento de candidatos em impulsionamento no Meta  (09 a 15 de ago)

Ainda que Luiz Antônio Corrêa (PP) gaste mais em publicidade digital, em comparação à candidata Jandira Feghali (PCdoB), como visto no Gráfico 1, seu engajamento nas redes sociais (impressões) é inferior. Segundo os dados do Data Studio, ao passo que Luiz Antônio Corrêa (PP) possui 520.999 impressões, Jandira Feghali (PCdoB) dispõe de 997.497 (Tabela 1). 

Tabela 1: Impressões dos candidatos a deputado federal do Rio de Janeiro que investiram em publicidade digital na Plataforma Meta 

Jandira Feghali (PC do B)997.498 impressões 
Deputado Gurgel (PL)667.981 impressões
Luiz Antônio Corrêa (PP)520.989 impressões
Marcelo Calero (PSD)245.490 impressões
Glauber Braga (PSOL)241.448 impressões
Benedita da Silva ( PT) 94.999 impressões
Fonte dos dados: Data Studio

Ainda  de acordo com os dados da Biblioteca de Anúncios, no período de 16 a 23 de agosto, foram impulsionados 193 anúncios de 6 candidatos no total. Os candidatos são: Jandira Feghali (PCdoB), Deputado Gurgel (PL), Luiz Antônio Corrêa (PP), Marcelo Calero (PSD), Glauber Braga (PSOL) e Benedita da Silva (PT). O alcance foi de 2.503.000 impressões no total. No Gráfico 3, constam o número de anúncios e as impressões somadas, ao passo que no Gráfico 4 é ilustrada a relação de impressões por anúncio.

 O partido com maior número de anúncios em circulação é o PSOL, com 105 criados pela equipe de Glauber Braga, alcançando 241.447,50 impressões no total com uma média de 2.229,5 impressões por anúncio. O partido com maior número de impressões foi o PCdoB, com a candidatura de Jandira Feghali, com 997.497 em 5 anúncios. Ou seja, 199.499,5 impressões por anúncio. Benedita da Silva (PT) foi a candidata com menos anúncios divulgados (dois) e menos impressões absolutas (94.999), porém, sua relação foi de 47.999,5 impressões por anúncio. 

Gráfico 3: Número de anúncios e impressões por partido

Gráfico 4: Impressões por anúncio de cada partido

1.1 Número de interações (Meta) 

A respeito das interações no Facebook (Tabela 2), nota-se que o candidato Glauber Braga (PSOL) obteve maior número absoluto em comparação aos outros analisados, totalizando cerca de 69.300 interações no período. A candidata Jandira Feghali (PCdoB) se encontra próxima, com cerca de 69.300 interações. Os outros candidatos conseguiram entre 1.100 e 45.600 interações.

No Instagram (Imagem 6), Jandira Feghali (PCdoB) lidera as interações, com 118.800 no total. Glauber Braga (PSOL), aqui em segundo lugar, se encontra com muito menos interações: 67.000. Os demais candidatos vão de 1.900 a 23.500 interações. 

Tabela 2: Total de interações em postagens dos candidatos no Facebook (16 a 23 de ago)

Tabela 3 : Total de interações em postagens dos candidatos no Instagram (16 a 23 de ago)

1.2 Taxa de engajamento (Meta)

No Facebook (Tabela 4), a maior taxa é do candidato Glauber Braga (PSOL), com 0,41%, e a segunda maior é da candidata Benedita da Silva (PT), com 0,33%. A candidata com menor taxa de interação é a Jandira Feghali (PSOL), com 0,09%.  Vale apontar que, enquanto na métrica anterior (Interações totais no Facebook) a candidata se sobressai no número de interações, aqui ela tem a taxa mais baixa — e isso se deve ao seu alto número de seguidores: 1.40 milhões. Os demais candidatos se mantêm entre 0,15% e 0,32%.

No Instagram (Tabela 5), a taxa de engajamento que se sobressai é a do candidato Luiz Antônio Corrêa (PP), com 4,59%, apesar das interações serem numericamente inexpressivas (1,9 mil interações no período); em seguida, o candidato Marcelo Calero (PSD), com 4,36%. Os demais candidatos analisados se mantêm entre 0,15% (Deputado Gurgel, PL) e 3,43% (Deputado Chiquinho Brazão, União Brasil).

Tabela 4: Taxa de engajamento no Facebook (16 a 23 de ago)

Tabela 5: Taxa de engajamento no Instagram (16 a 23 de ago)

1.3 Seguidores (Meta)

No Facebook (Tabela 6), o maior crescimento absoluto de seguidores é do candidato Glauber Braga (PSOL), com 205 novos seguidores, enquanto o relativo é do Deputado Chiquinho Brazão (União Brasil), com crescimento de 0,07%. Luiz Antônio Corrêa (PP), o candidato que mais investiu em impulsionamento, teve um crescimento de 0,01% no Facebook. A segunda a investir mais, Jandira Feghali (PDT), teve um decrescimento de -0,001%, perdendo 19 seguidores.

No Instagram (Tabela 7), o crescimento de seguidores maior é o do candidato Marcelo Calero (PSD), de 2,08% no período, angariando 2800 novos seguidores. O candidato Deputado Gurgel (PL), apesar de apresentar um aumento de seguidores no Facebook, no Instagram sofre um decréscimo: perde 56 seguidores, ou seja, -0,046%. Os demais candidatos variam entre 0,02% e 1,17%.

Tabela 6: Crescimento de seguidores no Facebook

Tabela 7: Crescimento de seguidores no Instagram

  1. Metodologia

Os dados utilizados foram coletados da Biblioteca de Anúncios da Meta e do CrowdTangle. A organização e a visualização dos dados foram feitas pela equipe do Observatório das Eleições da PUC-Rio, através da ferramenta Data Studio, do Google.

A escolha dos 35 pré-candidatos a deputado federal do Rio de Janeiro foi feita através da utilização da base de dados do “Divulgacand” do qual foram escolhidas para a análise as pré candidaturas daqueles que buscavam a reeleição – exceção ao parâmetro de escolha foi a análise do candidato Eduardo Pazuello (PL) que, embora não estivesse na lista dos que buscavam a reeleição, foi constatada a  importantância da sua inclusão levando em consideração a existência de investimento em impulsionamento na plataforma Meta na última semana pré-período eleitoral. E, dentre esses 35  pré-candidatos, apenas 7 gastaram em engajamento na plataforma na semana dos dias 16 a 23 de agosto – número esse inferior ao da última semana pré-período eleitoral. O Data Studio não identificou o impulsionamento do candidato Chiquinho Brazão, descrito pela Biblioteca de Anúncios do Facebook como um investimento de R$14. Em vista disso, os dados levantados pela ferramenta do Google não o incluem, porém as demais ferramentas sim (Biblioteca de Anúncios e CrowdTangle).

A escolha dos dias 16 a 23 de agosto para análise deste relatório se baseou tanto na disponibilidade dos dados pela plataforma Meta, quanto na necessidade de fazer um estudo que pensasse a primeira semana da campanha eleitoral. Uma observação importante sobre a data é que, na plataforma Meta, os dados disponíveis começavam no dia 17 e iam até o dia 23, havendo, portanto, esse “gap” de informações do dia 16.  De forma a atender o dia 16, que é o primeiro dia de campanhas eleitorais, o nosso estudo também utilizou uma outra fonte de dados: o Data Studio com o nome “Departamento de Comunicação da PUC-Rio/Núcleo de Tecnologia/Observatório das Eleições de 2022/Facebook e Instagram”. Essa base de dados coleta informações da própria Biblioteca de Anúncios, ordenando-as em três principais tópicos: anúncios, impressões e investimento em reais.
Por ser um documento sobretudo quantitativo, o que apenas se aproxima da realidade, exige uma análise qualitativa – capaz de maior aprofundamento. 

Fontes: 

DIVULGACAND CONTAS. Divulgação de Candidaturas e Contas Eleitorais. Disponível em: <https://divulgacandcontas.tse.jus.br/divulga/#/estados/2022/2040602022/RJ/candidatos>. Acesso em: 19 de ago. 2022. 

DATASTUDIO. PUC-RIO | Observatório das Eleições 2022 | META. Disponível em: <https://datastudio.google.com/reporting/4d295416-12b9-4f36-aac8-0b34bc8f6e93/page/3yJ0C>.  Acesso em: 28 de ago, 2022.