Sara Poncio (PROS) e Paulo Ramos (PDT) Fonte das Imagens: Vogue Globo/Câmara dos Deputados

Destaques: 

  • De modo geral, no período analisado do estudo, dos dias 16 de agosto a 22 de setembro, foram vinculados para candidatos a deputado estadual pelo Rio de Janeiro 2.880 anúncios, com 82,6 milhões de impressões e um total de investimento em impulsionamento de R$ 802 mil reais.
  • Dentre os candidatos a deputado estadual do Rio de Janeiro, dos dias 1 a 19 de setembro, Paulo Ramos (PDT) e Sarah Poncio (PROS) são, respectivamente, os que mais possuem impressões nas redes do Meta, embora não sejam os que mais investem no impulsionamento de posts.
  • Dentre os candidatos a deputado estadual do Rio de Janeiro os que mais investem financeiramente em publicidade digital são Carol Guedes (PSD), com R$ 38.123 reais, e Otoni de Paula (MDB), com um gasto de R$ 37.935. 
  • Dentre os 10 partidos que mais possuem anúncios patrocinados na plataforma Meta, PSD se posiciona em primeiro lugar, com um total de 326 anúncios. O segundo colocado, o partido PL, possui 309 anúncios. 
  • Na 5ª colocação em anúncios patrocinados na plataforma Meta, dos 150 anúncios do partido PROS, 101 são do candidato Pedro Ricardo (PROS), 49 são da candidata Sarah Poncio (PROS) e 6 do Pablo Marçal (PROS). Embora Pedro Ricardo (PROS) tenha investido mais em anúncios, um total aproximado de 25.699,9, Sarah Poncio (PROS) possui um engajamento muito maior, investindo R$15.825,5 aproximadamente. 
  • De modo geral, no período analisado do estudo, dos dias 16 de agosto a 22 de setembro, foram vinculados para candidatos a deputado estadual pelo Rio de Janeiro 2.880 anúncios, com 82,6 milhões de impressões e um total de investimento em impulsionamento de R$ 802 mil reais.

Análise: 

Segundo os dados da Biblioteca de Anúncios do Facebook, o candidato pelo PDT, Paulo Ramos, investiu aproximadamente R$17.625,00 em 150 anúncios, angariando 5 milhões de impressões e totalizando 36.946 impressões por anúncio, como mostra o Gráfico 1. Dentre as principais temáticas dos anúncios impulsionados por Paulo Ramos (PDT), destaca-se  piso salarial dos enfermeiros e a necessidade da lei de atendimento móvel de emergência para animais. 

A candidata Sarah Poncio (PROS), por sua vez, impulsionou apenas 49 anúncios, por R$15 mil reais e conseguiu 4,4 milhões de impressões, uma média de 91.366 impressões por anúncio, como mostra o Gráfico 2. Dentre as principais palavras-chave dos anúncios impulsionados pela Sarah Poncio (PROS), tem-se “segurança”, “saúde”, “policiamento” e “policiais”. No bairro Rio das Pedras e na cidade de Itapuera, as publicidades eleitorais estavam mais focadas na temática sobre “saúde”, ao passo que na Zona Sul carioca, na Barra da Tijuca e no Méier a temática que mais aparecia era a de “segurança pública”. 

Gráfico 1: Relação entre anúncios, gastos e impressões do candidato Paulo Ramos (PDT)

Gráfico 2: Relação entre anúncios, gastos e impressões da candidata Sarah Poncio (PROS)

Ainda segundo os dados da Biblioteca de Anúncios do Facebook, os candidatos a deputado estadual que mais investem financeiramente em anúncios na plataforma Meta são Carol Guedes (PSD) e Otoni de Paula (MDB), como ilustrado nos Gráficos 3 e 4. Contudo, tratando-se das impressões, como visto nos primeiros parágrafos, quem lidera o ranking são os candidatos Paulo Ramos (PDT) e Sarah Poncio (PROS). 

Gráfico 3: Anúncios e Gasto Realizado por Carol Guedes (PSD)

Gráfico 4: gráfico de anúncios e gasto realizado por Otoni de Paula (MDB)

No Gráfico 5, ficam evidentes os partidos que mais lançaram anúncios no período estudado, liderados por PSD, PL e PTB; no Gráfico 6, é possível visualizar os partidos que mais conseguiram impressões com seus anúncios, sendo os três maiores PL, PDT e PROS; já no Gráfico 7, estão evidentes os gastos dos partidos com os anúncios, e os que mais investiram foram PL e PSD, com um intervalo considerável até o terceiro colocado, PROS. 

A partir dessas informações, pode-se concluir que a liderança dos anúncios nesse período do Meta foi o do partido PL, com R$67.187 em 309 anúncios e 7,9 milhões de impressões. Outro fato é que, apesar do PSD liderar o número de anúncios e investir bastante, suas impressões ficam em quarto lugar no ranking.

Gráfico 5: Quantidade de anúncios por partido 

Gráfico 6: número de impressões por partido

Gráfico 7: gasto por partido

Metodologia:

Os dados utilizados foram coletados da Biblioteca de Anúncios do Facebook. A organização e a visualização dos dados foram feitas pela equipe do Observatório das Eleições da PUC-Rio, através da plataforma datastudio chamada “PUC-RIO | Observatório das Eleições 2022 | META”. 

O recolhimento das candidaturas a deputado estadual do Rio de Janeiro foi feito através da utilização da base de dados do “Divulgacand”. 

A escolha do período analisado – 1 a 19 de setembro – foi feita pensando tanto no final do período inicial, quanto nos meados das campanhas eleitorais.
Por ser um documento sobretudo quantitativo, o que apenas se aproxima da realidade, exige uma análise qualitativa – capaz de maior aprofundamento. 

Fontes: 

DIVULGACAND CONTAS. Divulgação de Candidaturas e Contas Eleitorais. Disponível em: <https://divulgacandcontas.tse.jus.br/divulga/#/estados/2022/2040602022/RJ/candidatos>. Acesso em: 19 de set. 2022. 

DATASTUDIO. PUC-RIO | Observatório das Eleições 2022 | META. Disponível em: <https://datastudio.google.com/reporting/4d295416-12b9-4f36-aac8-0b34bc8f6e93/page/3yJ0C>.  Acesso em: 17 de set de 2022. 

Biblioteca de Anúncios da Meta. Disponível em: <https://www.facebook.com/ads/library/>.  Acesso em 17 de set de 2022.


Alunos:
Luiza Ramalho dos Santos Xavier
Marina Kersting
Danilo Akel
Luis Felipe Azevedo
Sofia Oliveira Pinto de Abreu
Maria Eduarda Gomes Severiano
João Pedro Urbano

Coordenação:
Prof. Arthur Ituassu, Departamento de Comunicação (PUC-Rio)
Prof. Gustavo Robichez, Departamento de Comunicação (PUC-Rio)
Prof. Marcelo Alves, Departamento de Comunicação (PUC-Rio)