Na quarta-feira, dia 16 de novembro, os alunos e professores que participaram do Observatório Puc-Rio das eleições 2022 vão apresentar os resultados e aprendizados alcançados com a experiência. Levando em conta o peso crescente das dinâmicas online no processo eleitoral e suas implicações para a democracia, o projeto, desenvolvido desde maio de 2022, passou por algumas etapas.

Após a condução de um processo seletivo, foram realizadas aulas e discussões sobre temas como fundamentos da democracia, história das campanhas eleitorais, propaganda eleitoral digital no Brasil, e estratégias de microdirecionamento em anúncios no Facebook e Instagram. Na etapa seguinte, foram realizadas oficinas de ferramentas de monitoramento de redes sociais, como o CrowdTangle, que rastreia a difusão de conteúdo na internet.

Durante cinco meses, os alunos do projeto dedicaram-se ao estudo da publicidade em sites políticos, estratégias de anúncios, impulsionamento, segmentação e financiamento, além da produção de relatórios e propostas de pautas para a imprensa, a partir da extração de dados (anúncios em websites, bibliotecas de anúncios políticos do Facebook e do Google, Twitter, You Tube, WhatsApp, Telegram etc.).

Um dos levantamentos feito pelo Observatório PUC-Rio das Eleições virou matéria no Blog de Política do Estadão sobre as mudanças nas estratégias das publicidades de Lula. A iniciativa pioneira, da criação de um Observatório de eleições, ficou a cargo dos professores do departamento de comunicação Arthur Ituassu, Gustavo Robichez e Marcelo Alves. O projeto conta com o apoio do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Democracia Digital (INCT.DD) – coordenado pelo professor Wilson Gomes, da Universidade Federal da Bahia.