Este relatório busca analisar a repercussão do seriado de televisão The Last of Us no YouTube durante o ano de 2023.

O show foi um dos grandes sucessos de audiência da HBO, sendo avaliado pela crítica como uma das melhores adaptações de roteiros de videogame para o formato de séries. Durante os meses de janeiro e março, a emissora lançou semanalmente os 9 episódios, acompanhados por uma intensa produção de vídeos no YouTube, o que gerou um rico ecossistema de conteúdo sobre o universo de The Last of Us.

Neste processo midiático, diferentes comunidades protagonizaram tensões e disputas a partir de práticas de fãs e haters (MEIMARIDIS, et al., 2015). Várias controvérsias surgiram acerca da produção e do modelo de adaptação das narrativas para o formato televisivo. Sobretudo, esse foi um aspecto central para a vasta base de fãs e entusiastas do jogo, com uma das histórias mais envolventes e imersivas já desenvolvidas.

Nosso estudo busca compreender as diversas relações que se formaram entre comunidades que criaram percepções distintas sobre o seriado. De um lado, nos interessa explicar quais foram os sentidos acionados pela comunidade gamer no YouTube, que acompanhou atenciosamente todo o processo de produção e lançamento de episódios. Por outro lado, comparamos os discursos com aqueles articulados por canais de críticas audiovisuais, alguns dos quais não tiveram contato com o material original do game.

O banco de dados desse relatório foi composto por meio de extrações de vídeos do YouTube, utilizando a ferramenta YouTube Data Tools. O design de consulta utilizou a palavra-chave “Last of Us”, delimitando a busca para conteúdos produzidos em PT-BR. Além disso, coletamos os vídeos relacionados em grau de profundidade um, a fim de expandir o ecossistema de vídeos sobre The Last of Us. Por fim, aplicamos procedimentos de análise de redes sociais e análise estatística descritiva para filtrar e limpar os dados de acordo com o recorte dessa pesquisa.

Acesso ao Relatório:

Equipe:

Alunos:
Barbara Yumi
Danilo Akel
Gabriel Bruck
Giovana Sargentelli
Giovanna Canuto
Juliane Brito
Mariana Leal
Nicholas Berenger
Pedro Lopes