Destaques: 

  • Dentre os deputados eleitos, o investimento total em anúncio na plataforma Meta foi de R$1.094.380,5 no período de 16 de agosto a 1 de outubro. O número de anúncios foi 1.939 e o número de impressões foi 91.251.000. 
  • Embora o PL tenha sido o partido a receber o maior número de votos (1.176.235) na eleição para deputado federal do Rio de Janeiro, o partido foi o 3º que mais impulsionou anúncios por candidatos eleitos na plataforma Meta, no período de 16 de agosto a 1 de outubro. Enquanto os candidatos eleitos do PL impulsionaram 240 anúncios no período analisado, o partido na primeira colocação, o PSD, impulsionou 714. O partido que menos impulsionou anúncios foi o Podemos, com um total de 34 anúncios. 
  • Mesmo o PT sendo o 4º partido que mais recebeu votos na eleição para deputado federal do Rio de Janeiro, ele se apresenta na 6º colocação em número de anúncios impulsionados por candidatos eleitos na plataforma Meta (132), no período de 16 de agosto a 1 de outubro. O PSOL, o segundo partido a receber mais votos na eleição a deputado federal, se encontra na 4º posição em número de anúncios impulsionados (166). 
  • Tratando-se de investimento em anúncios impulsionados na plataforma Meta, o partido que mais gastou em publicidade nas redes foi o PCdoB, investindo 192.544 reais; em segundo lugar vem o PSOL com um investimento de 180.117 reais; e o terceiro lugar fica para o PSD com um gasto de 175.193 reais. O PL se encontra na 6º posição.
  • O PSD, embora seja o partido a possuir o maior número de anúncios impulsionados por candidatos eleitos (714), se apresenta na terceira colocação em gasto em impulsionamento (R$ 175.193). 
  • 27 de setembro foi o dia com o maior número de anúncios impulsionados na plataforma Meta (279), dentro do período analisado de 16 de agosto a 1 de outubro. 
  • Dentre os deputados federais eleitos no Rio de Janeiro, ao passo que os homens impulsionaram cerca de 1.655 anúncios, as mulheres impulsionaram apenas 284 no período estudado. 
  • À luz dos candidatos eleitos a deputado federal do Rio de Janeiro, embora o PT esteja na quinta colocação em termos de gasto em impulsionamento, ao tratar do ranking em impressões, o PT se posiciona na primeira colocação com 20.381.434 impressões totais. 
  1. Análise:

1.1 Análise geral 

Segundo os dados da Biblioteca de Anúncios da Plataforma Meta (Figura 1), durante o período eleitoral, os candidatos eleitos a deputado federal do Rio de Janeiro e seus partidos, objetos de pesquisa do presente estudo, totalizaram 1.939 anúncios pagos na plataforma Meta, com um investimento total de R$1.094.380,5 e número de 91.251.000 impressões. 

A escolha do período analisado, de 16 de agosto ao dia 1 de outubro, foi feita de forma a abarcar todo o período eleitoral. Desde o primeiro dia oficial, até o último dia antes das eleições do primeiro turno, que ocorreu na data do dia 2 de outubro de 2022. Embora o período legal para o impulsionamento de postagens seja até o dia 31 de setembro, as postagens impulsionadas podem ficar rodando posterior ao dia 31. Dessa forma, consideramos o tempo de análise para o estudo até o último dia antes das eleições do primeiro turno.

Figura 1: Totalidade de anúncios, impressões e investimento no período eleitoral.

Fonte: Biblioteca de Anúncios do Facebook 

A seguir, na tabela abaixo (Tabela 1), a relação de votos em candidatos a deputado federal pelo Rio de Janeiro dos partidos concorrentes. O PL foi o partido mais votado, com 1.176.235 votos; em seguida, o PSOL com 605.480; e, em terceiro lugar, União Brasil com 530.997 votos. 

Tabela 1: Votos a deputado federal do Rio de Janeiro por Partido

Total de Votos4.384.375
Votos PL1.176.235
Votos PT459.895
Votos União Brasil530.997
Votos PSOL605.480
Votos PP313.818
Votos PSD273.752
Votos MBD292.119
Republicanos245.943
Podemos33.368
PTB62.086
Solidariedade103.321
PROS89.507
PCdoB84.054
PSB72.725
PTB41.075

O gráfico abaixo (Gráfico 1) exibe a relação de investimento de 10 dos 15 partidos eleitos em impulsionamento na plataforma Meta, juntamente com o número de anúncios impulsionados e as impressões angariadas. O maior investimento foi do PCdoB, com aproximadamente R$190.000 em 112 anúncios; o segundo maior foi do PSOL, totalizando R$180.000 em 166 anúncios; e, em terceiro lugar, o PSD, com R$175.000 em 714 anúncios. O partido que menos impulsionou foi o Podemos, com R$3.000 investidos em 34 anúncios. 

Em termos de alcance (Gráfico 2), o partido que mais obteve impressões em anúncios impulsionados foi o PT, com 20.381.434 impressões em 132 anúncios; o PSD somou 13.921.143 impressões em 714 anúncios; e o Solidariedade conseguiu 12.313.470 impressões em 64 anúncios.

Gráfico 1: Detalhamento por partido de anúncios e gastos dos deputados eleitos do Rio de Janeiro (16 ago – 1 out)

Fonte: Biblioteca de Anúncios do Facebook 

Gráfico 2: Detalhamento por partido de impressões dos deputados eleitos do Rio de Janeiro (16 ago – 1 out)

Fonte: Biblioteca de Anúncios do Facebook 

1.2 Análise específica

O PL, partido mais votado a deputado federal pelo Rio de Janeiro, com 1.176.235 votos (Tabela 1) em 11 candidatos, investiu R$100.000 em 240 anúncios (Gráfico 1), que totalizaram 11.753.380 impressões, números consideravelmente inferiores se comparados aos de outros partidos como PSOL e PSD. Assim, enquanto os candidatos eleitos do PL impulsionaram 240 anúncios no período analisado, o partido na primeira colocação, o PSD, impulsionou 714 (Gráfico 1) com apenas 4 candidatos eleitos e com 273.752 votos totais.

Apesar do PT ter sido o partido com mais impressões em anúncios impulsionados, com cerca de 154.000 impressões por anúncio, foi o quarto partido mais votado nas eleições para deputado federal, com 459.895 (Tabela 1) votos em 5 candidatos (Lindbergh Farias, Benedita da Silva, Washington Quaquá, Dimas Gadelha e Reimont). Além disso, ele se apresenta na 6º colocação em número de anúncios impulsionados por candidatos eleitos na plataforma Meta (132), no período de 16 de agosto a 1 de outubro. 

Ainda tratando-se dos deputados eleitos pelo Rio de Janeiro, o PCdoB foi o partido que mais investiu em impulsionamento na plataforma Meta (Gráfico 3), com mais de 190 mil reais em 112 anúncios e 8.832.944,5 impressões obtidas, e elegeu a candidata à reeleição Jandira Feghali com 84.054 votos.

Gráfico 3: Impressões, anúncios e gasto do PCdoB na plataforma Meta

Fonte: Biblioteca de Anúncios do Facebook 

O PSOL, o segundo partido a receber mais votos na eleição a deputado federal, investiu R$180.000 em 166 anúncios sobre seus 5 candidatos eleitos e conseguiu 605.480 votos, além de 8.856.917 impressões, como ilustra o gráfico abaixo (Gráfico 4). 

Gráfico 4: Impressões, Anúncios e gasto do PSOL na plataforma Meta

Fonte: Biblioteca de Anúncios do Facebook 

O PSD foi o partido que mais circulou anúncios: 714 dos seus 4 deputados eleitos, somando 175.000 reais e 13.921.143 impressões. Seu número de votos foi de 237.752, como ilustra o gráfico abaixo (Gráfico 5). 

Gráfico 5: Impressões, Anúncios e gasto do PSD na plataforma Meta

Fonte: Biblioteca de Anúncios do Facebook 

Acerca do impulsionamento ao longo do período eleitoral, houve um crescimento expressivo na última quinzena da campanha oficial (Gráfico 6), com pico de 279 anúncios impulsionados no dia 27 de setembro, a 5 dias do primeiro turno, ocorrido em 2 de outubro.

Gráfico 6; Anúncios e métricas por dia dos deputados eleitos pelo Rio de Janeiro (16 ago – 1 out)

Fonte: Biblioteca de Anúncios do Facebook 

Em relação a gênero, foram 9 mulheres eleitas e 37 homens eleitos. Foram 284 anúncios das candidatas de diferentes partidos, com investimento de R$275.000 e 21.848.000 impressões (Figura 2); já os homens somaram 1655 anúncios, 69.403.000 impressões com R$818.000 reais investidos (Figura 3). 

Figura 2: Relação de impulsionamento de candidatas mulheres (9 mulheres)

Fonte: Biblioteca de Anúncios do Facebook

 

Figura 3: Relação de impulsionamento de Candidatos Homens (37 homens)


Fonte: Biblioteca de Anúncios do Facebook 

Metodologia: 

Os dados utilizados foram coletados da Biblioteca de anúncios do Facebook. A organização e a visualização dos dados foram feitas pela equipe do Observatório das Eleições da PUC-Rio, por meio da plataforma datastudio chamada “PUC-RIO | Observatório das Eleições 2022 | META”. Esta plataforma recolhe os dados disponíveis da Biblioteca de Anúncios do Facebook, fazendo um detalhamento e refinamento das informações. 

O recolhimento dos candidatos eleitos a deputado federal do Rio de Janeiro foi feito através da utilização da base de dados do “Divulgacand”. Por se tratar de um documento sobretudo quantitativo, o que apenas se aproxima da realidade, exige uma análise qualitativa – capaz de um maior aprofundamento. 

Fontes: 

DIVULGACAND CONTAS. Divulgação de Candidaturas e Contas Eleitorais. Disponível em: <https://divulgacandcontas.tse.jus.br/divulga/#/estados/2022/2040602022/RJ/candidatos>. Acesso em: 22 de out. 2022. 

DATASTUDIO. PUC-RIO | Observatório das Eleições 2022 | META. Disponível em: <https://datastudio.google.com/reporting/4d295416-12b9-4f36-aac8-0b34bc8f6e93/page/3yJ0C>.  Acesso em: 25 de out. de 2022. 

Biblioteca de Anúncios da Meta. Disponível em: <https://www.facebook.com/ads/library/>.  Acesso em 25 de out. de 2022.

Equipe:

Alunos:
Luiza Ramalho dos Santos Xavier
Marina Kersting
Danilo Akel
Luis Felipe Azevedo
Sofia Oliveira Pinto de Abreu
Maria Eduarda Gomes Severiano
João Pedro Urbano

Coordenação:
Prof. Arthur Ituassu, Departamento de Comunicação (PUC-Rio)
Prof. Gustavo Robichez, Departamento de Comunicação (PUC-Rio)
Prof. Marcelo Alves, Departamento de Comunicação (PUC-Rio)

Site Observatório: Cris Mattos e Vivian Mannheimer