Lula e André Ceciliano. Fonte: site de André Ceciliano

Destaques:

  • A campanha de André Ceciliano busca aproveitar o apoio de Lula à candidatura do senador, unindo as duas figuras. Em todas as publicações de Ceciliano, tanto na Meta quanto Google, aparece o ex- presidente Lula.

Análise:

O clima eleitoral começou tenso entre o PSB e o PT no estado do Rio, os partidos que formam a coligação federal enfrentaram problemas com a permanência de Molon e Ceciliano na disputa ao Senado. A insistência de ambas as candidaturas causou muito desconforto e atrapalhou as campanhas dos dois candidatos. Assim, depois da demorada decisão tomada pela campanha do ex-presidente Lula de apoiar a candidatura do seu companheiro de partido, André Ceciliano, as estratégias de ambos os partidos vão tomando corpo. 

A campanha digital de Ceciliano começou com o impulsionamento de centenas de publicações que ligavam o candidato ao ex-presidente Lula; na Meta, com o slogan “André é o único senador do Lula” e no Google com vídeos com a fala do Lula “Senador do Rio só tem um: André Ceciliano”. Todos os anúncios impulsionados pela campanha de André Ceciliano mostram a figura do ex-presidente Lula, destacando a estratégia de solidificar a ligação direta e o apoio restrito de Lula a André. Os gastos já somam mais de 70.000 reais. 

Na Meta, foram 109 posts patrocinados com a mesma estratégia, a única mudança era no nome das cidades que apareciam na barra vermelha no canto superior. A segmentação dos anúncios foi feita de acordo com a localidade e, cada post com o nome da cidade era enviado ao respectivo município. Em média, houve um gasto inicial por anúncio que variava de 100 a 700 reais, menos no Rio de Janeiro, que somou mais de 4 mil reais. Alguns impulsionamentos para cidades como para Barra do Piraí, Bom Jardim e Volta Redonda  foram inativados durante a semana, mas outros ainda continuavam ativos, como Itaguaí, Paracambi, Miguel Pereira e Guapimirim.  

Na plataforma do Google, a estratégia usada é a mesma da Meta, a campanha de Ceciliano impulsionou a partir do dia 23 uma série de anúncios (um com uma duração de 6 segundos e outro de 12). As dezenas de vídeos eram iguais e segmentadas por localidade; porém, diferentemente do Meta, os vídeos eram enviados para mais municípios, cidades e em grupos. Por exemplo,  para um vídeo eram incluídos 7 municípios pequenos ( como é o caso do grupo que unia Itaperuna, Natividade e Miracema), ou até mesmo com somente dois municípios maiores (como é o caso do grupo de Campos dos Goytacazes e São Gonçalo). Todos os vídeos são segmentados também por idade, excluindo as faixas etárias superiores a 54 anos. 

Metodologia:

Os dados utilizados foram coletados a partir da Biblioteca de Anúncios da Meta e da plataforma de transparência do Google entre 23 e 31 de agosto. A organização e a visualização dos dados foram feitas pela equipe do Observatório das Eleições da PUC-Rio.

A escolha dos dias 23 a 31 de agosto para análise deste relatório se baseou na disponibilidade dos dados da plataforma Meta e Google, visto que é no dia 23/08 que se inicia as publicações em gastos por aviso legal de André Ceciliano e no dia 30 de Alessandro Molon. Por ser um documento sobretudo quantitativo, o que apenas se aproxima da realidade, exige uma análise qualitativa – capaz de maior aprofundamento.