Eduardo Pazuello (PL), candidato a deputado federal do Rio de Janeiro. 
Fonte da Imagem: Agência Brasil/Marcelo

Destaques:

  • Dentre os 35 candidatos a deputado federal do Rio de Janeiro analisados na pesquisa, apenas 10 investiram no impulsionamento de postagens na plataforma Meta entre os dias 9 a 15 de agosto.  
  • Apesar de ter gasto apenas 57 reais com impulsionamento de postagens no período analisado, o candidato Eduardo Pazuello (PL) apresenta o maior crescimento nas redes sociais, auferindo maior engajamento e ganho de seguidores comparado à candidata que mais investiu em impulsionamento, entre os dias 9 a 15 de agosto, na plataforma Meta: Benedita da Silva (PT).  
  • Dentre os 10 candidatos que investiram em impulsionamento no período analisado, Benedita da Silva (PT) e Luiz Antônio Corrêa (PP) foram os que mais gastaram, isolados, respectivamente, na posição de primeiro e segundo lugar. O terceiro lugar, ocupado pelo candidato Dr. Luizinho (PP), possui uma diferença de gasto para o primeiro lugar de 27%. 
  • Ainda, dentre os 10 candidatos que investiram em impulsionamento no período analisado, foi observado que, do 5º ao 10º colocado, o investimento foi consideravelmente baixo, especialmente quando se analisa que o período estudado diz respeito à semana anterior ao início da campanha eleitoral. 
  • Ainda que Benedita da Silva (PT) e Luiz Antônio Corrêa (PP) apareçam no topo da lista dos candidatos que mais investiram em impulsionamento, esse gasto não se reflete em uma mudança positiva e expressiva no engajamento e no número de seguidores das redes pertencentes à plataforma Meta. 
  • De modo geral, por meio da análise dos 35 candidatos a deputado federal do Rio de Janeiro no período pré-campanha, foi notada uma utilização baixa do recurso de impulsionamento de postagens na plataforma Meta. 
  1. Análise  

Segundo dados da biblioteca de anúncios do Facebook, apenas 10 dos 35 candidatos analisados no presente estudo investiram em impulsionamento de anúncios da ferramenta Meta no período de 9 a 15 de agosto. Como ilustrado na imagem abaixo (Figura 1), a candidata que mais investiu foi Benedita da Silva (PT), com R$3,79 mil, e o que menos investiu foi o candidato Delegado Antonio Furtado (União Brasil), com R$25. 

De modo geral, os candidatos Benedita da Silva (PT), Luiz Antônio Corrêa (PP), Dr Luizinho (PP) e Glauber Braga (PSOL) ultrapassaram o investimento de R$1000, enquanto os demais candidatos investiram, em média, R$163.

Figura 1: Ranking de investimento de candidatos em impulsionamento no Meta

1.1 Número de interações (Meta) 

A respeito das interações no Facebook (Figura 2), nota-se que o candidato Glauber Braga (PSOL) obteve maior número absoluto em comparação aos outros analisados, totalizando cerca de 76,800 interações no período. Os outros candidatos conseguiram entre 813 e 9600 interações.

Pode-se perceber também, por meio das imagens geradas pelo CrowdTangle (Figuras 2 e 3), que o Instagram rende mais interações. Enquanto no Facebook apenas Glauber Braga (PSOL) se sobressaiu nos números absolutos de interações, no Instagram se vê a notoriedade do General Pazuello (PL). Outro candidato que também tem se destacado em interações no Instagram é Marcelo Calero (PSD).

Figura 2: Números absolutos de interações – Facebook 

Figura 3: Interações – Instagram

1.2 Taxa de engajamento (Meta)

No Facebook (Figura 4), Benedita da Silva (PT) teve a menor taxa de engajamento dentre os candidatos, apesar de ser a que mais investiu em impulsionamento. A maior taxa é do candidato General Pazuello (PL), com 13,6%, e a segunda maior fica bem mais atrás: Marcelo Calero (PSD), com 3,46%. Os outros candidatos se mantêm entre 0,5% e 2,75%. 

No Instagram (Figura 5), em termos relativos, a taxa de engajamento que se sobressai é, notavelmente, a do candidato General Pazuello (PL), com 10.71%, apesar das interações serem numericamente inexpressivas (2 mil interações no período em questão). Os outros candidatos analisados se mantêm entre 0,12% (Delegado Antonio Furtado, União Brasil) e 1,21% (David Miranda, PDT). Vale destacar também que a segunda menor taxa de engajamento é a da candidata Benedita da Silva.

Figura 4: Taxa de engajamento – Facebook

Figura 5: Taxa de engajamento – Instagram

1.3 Seguidores (Meta)

No Facebook (Figura 6), o maior crescimento absoluto de seguidores é do candidato Glauber Braga (PSOL), com 395 novos seguidores, enquanto o relativo é do General Pazuello (PL), com crescimento de 11.16%. David Miranda (PDT) teve um decrescimento de -0,005%. Luiz Antônio Corrêa (PP), o segundo candidato que mais investiu em impulsionamento, manteve seu número de seguidores estável no Facebook. Benedita da Silva (PT), que investiu mais em impulsionamento, teve crescimento absoluto de 55 seguidores e relativo de 0.04%.

No Instagram (Figura 7), o crescimento de seguidores maior é o do candidato General Pazuello (PL), de 7,20% no período, totalizando mais 4.700 seguidores. O deputado Marcelo Calero (PSD) tem um crescimento absoluto notável, com mais 2.400 seguidores, representando um percentual de 1,93%. Percebe-se aqui também que não há ocorrência de descrescimento.

Figura 6: Crescimento de seguidores – Facebook 

Figura 7: Crescimento de seguidores – Instagram

  1. Discussão 

Ao fazer a análise dos 35 pré-candidatos a deputado federal do Rio de Janeiro, os resultados indicaram 3 principais pontos: (1) dentre os 35 candidatos do estudo, apenas 10 tiveram gastos relevantes na plataforma Meta para análise no períodos de 9 a 15 de agosto; (2) na plataforma Facebook, o candidato General Pazuello (PL) foi o único a se destacar com relação ao engajamento e, embora no Instagram as métricas sejam mais bem distribuídas entre os demais candidatos, Pazuello (PL) ainda se mantém na liderança; e (3) apesar de ser a candidata que mais investiu no período analisado, Benedita da Silva (PT) tem aumento de seguidores e taxa de engajamento inexpressivos, tanto no Facebook quanto no Instagram. 

  1. Metodologia

Os dados utilizados foram coletados da Biblioteca de Anúncios da Meta, do Google e do CrowdTangle. A organização e a visualização dos dados foram feitas pela equipe do Observatório das Eleições da PUC-Rio.

A escolha dos 35 pré-candidatos a deputado federal do Rio de Janeiro (Tabela 1) foi feita por meio da utilização da base de dados do “Divulgacand” no quais foram escolhidas para a análise as pré-candidaturas daqueles que buscavam a reeleição – exceção ao parâmetro de escolha foi a análise do candidato Eduardo Pazuello (PL) que, embora não estivesse na lista dos que buscavam a reeleição, foi constatada a  importantância da sua inclusão levando em consideração a existência de um investimento em impulsionamento na plataforma Meta. E, dentre esses 35  pré-candidatos, apenas 10 gastaram em engajamento na plataforma Meta (Tabela 2). 

A escolha dos dias 9 a 15 de agosto para análise deste relatório se baseou tanto na disponibilidade dos dados pela plataforma Meta, quanto na necessidade de fazer um estudo que pensasse na última semana antes do início da campanha eleitoral. Por ser um documento sobretudo quantitativo, o que apenas se aproxima da realidade, exige uma análise qualitativa – capaz de maior aprofundamento. 

  Tabela 1:  Os 35 candidatos a deputado federal do Rio de Janeiro analisados          

Gutemberg Reis (MDB)Otoni de Paula (MDB)Vinicius Farah (Patriota)Jandira Feghali (PC do B)Chico D’Angelo (PDT)
David Miranda (PDT)Carlos Jordy (PL)Chris Tonietto (PL)Gelson Azevedo (PL)Gurgel (PL)
Helio Lopes (PL)Luiz Lima (PL)Major Fabiana (PL)Márcio Labre (PL)Sóstenes Carvalho (PL)
Soraya Santos (PL)General Pazuello (PL)Doutor Luizinho (PP) Felício Laterça (PP)Júlio Lopes (PP) 
Lourival Gomes (PP)Luiz Antonio Corrêa (PP)Pedro Augusto (PP) Jones Moura (PSD)Marcelo Calero (PDS)
Glauber Braga (PSOL)Benedita da Silva (PT)Jorge Braz (Republicanos)Rosângela Gomes (Republicanos)Aureo Ribeiro (Solidariedade)
Chiquinho Brazão (União Brasil)Daniela do Waguinho (União Brasil)Delegado Antônio Furtado (União Brasil)Juninho do Pneu (União Brasil)Marcos R R Soares (União Brasil)

Tabela 2: Os 10 candidatos a deputado federal com gastos na plataforma Meta  

CANDIDATO:PARTIDO:
General PazuelloPL
David MirandaPDT
Luiz Antonio CorreaPP
Doutor LuizinhoPP
Marcelo CaleroPSD
Glauber BragaPSOL
Benedita da SilvaPT
Chiquinho BrazãoUnião Brasil
Delegado Antônio FurtadoUnião Brasil
Juninho do PneuUnião Brasil

DIVULGACAND CONTAS. Divulgação de Candidaturas e Contas Eleitorais. Acesso em: 19 de ago. 2022. 

BIBLIOTECA DE ANÚNCIOS. Lista dos 10 Deputados que gastam em impulsionamento da Biblioteca de anúncios entre os dias 9 a 15 de agosto de 2022. Acesso em: 19 de ago. 2022.