Destaques: 

Marcelo Freixo é responsável por mais de ⅓ dos gastos de todos os anúncios no Rio de Janeiro pelo Google/YouTube, que até o dia 15 de agosto somavam cerca de 177 mil reais. O anunciante tem como nome o diretório estadual do PSB e soma 379 anúncios, a maioria no formato de vídeo. Atrás dele aparece Cláudio Castro (PL), com um gasto de 4 mil reais e um total de 5 anúncios, seguido por Rodrigo Neves do PDT, com 4 anúncios que contabilizam 500 reais. Os outros candidatos a governador não anunciam nesta plataforma (ver figura 3).

Na plataforma Meta, o candidato do PSB é também o que mais tem presença. A conta de Freixo é que tem maior interação nas redes, somando mais de 7 milhões desde o início do ano. A interação de Freixo é seis vezes maior que a do segundo colocado, o atual governador Cláudio Castro, e se comparada à de todos os outros candidatos somados, é três vezes maior.

Análise:

Marcelo Freixo entra na campanha com grande presença nas redes sociais, diferente dos outros candidatos. As interações de Freixo na plataforma Meta desde o início do ano contabilizam mais de 7 milhões. No quadro geral do Facebook o total de interações do candidato do PSB é de 1 milhão e 950 mil, seguido por Claudio Castro que tem 486 mil, já no Instagram as interações do niteroense chegam a 5 milhões e 490 mil, seguido novamente por Castro, com 666 mil (ver tabelas abaixo).

Já no Google, Marcelo Freixo é o candidato que anuncia há mais tempo, desde 2021. Ele contabiliza mais de 177 mil reais gastos em 379 anúncios. Os outros candidatos que anunciam são Cláudio Castro do PL e Rodrigo Neves do PDT, mas os gastos não são expressivos (ver Figura 3). A partir da análise até o dia 15 de agosto, o PSB do Rio de Janeiro, que é responsável pelos anúncios políticos de Marcelo Freixo, era responsável por um terço de todos os gastos em anúncios na plataforma do Google.