Os candidatos à Presidência da República Jair Bolsonaro (PL), Lula (PT) e Simone Tebet (MDB). Montagem com Reproduções.

Luiz Inácio Lula da Silva do Partido dos Trabalhadores (PT) foi o candidato à Presidência que mais conquistou novos seguidores no Instagram este ano. Entre 1 de janeiro e 8 de agosto, o petista cresceu 49% (1.9 milhão de seguidores), enquanto Jair Bolsonaro do Partido Liberal (PL) aumentou 7.48% (1.43 milhão). Já no Facebook, Lula, o primeiro colocado nas pesquisas eleitorais, cresceu 4.6% (222 mil); e o atual presidente e segundo nas sondagens, Jair Messias Bolsonaro do PL, 0.63% (91.3 mil). Nenhum dos dois gastou para impulsionar posts na Meta (Facebook e Instagram) até o momento.

Por outro lado, a candidata à Presidência da República Simone Tebet do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) foi quem mais investiu no impulsionamento de postagens na plataforma Meta entre 14 de maio e 11 de agosto. Dentre dez candidatos analisados, Tebet foi a que mais gastou com o mecanismo de impulsionamento, com R$ 250 mil, contra R$ 54.864 somado de todos os demais candidatos. Além dela, somente Felipe D’Avila, do Partido Novo, e Pablo Marçal, do Partido Republicano da Ordem Social, gastaram no período analisado.

Análise:

Instagram:

Entre 1 de janeiro e 8 de agosto de 2022, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) teve 43.16M interações (tabela 1) e cresceu 49.67% (1.9M novos seguidores) (tabela 2); o atual presidente e segundo nas sondagens, Jair Messias Bolsonaro (PL) teve 103.41M interações e 1.43M novos seguidores (7.48%). Ciro Gomes do Partido Democrático Trabalhista (PDT) teve 3.96M interações e crescimento de 90.1 mil seguidores (7.52%). Pablo Marçal do Partido Republicano da Ordem Social (PROS) também se destaca na plataforma, principalmente ao analisarmos o número de interações: 6.64M. Apesar do alto investimento, o crescimento de Simone Tebet (MDB) foi baixo,  de  76.5 mil seguidores e teve 713.7 mil interações.

Tabela 1: Interações no Instagram

Tabela 2: Novos seguidores no Instagram

Facebook:

Tabela 3: Interações no Facebook

No mesmo intervalo de tempo, o primeiro colocado nas pesquisas eleitorais, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), teve 30.93M interações (tabela 3) e cresceu 4.6% (222 mil novos seguidores) (tabela 4); o atual presidente e segundo nas sondagens, Jair Messias Bolsonaro (PL) teve 106.9M interações e 91.3 mil novos seguidores (0.63%). Ciro Gomes (PDT) teve 4.56M interações e crescimento de 38.3 mil seguidores (4%).  Dentro do período analisado (1 de janeiro a 8 de agosto de 2022), o perfil da candidata Simone Tebet (MDB), no Facebook, apresentou 364.9 mil interações (tabela 4) e crescimento de  8.4 mil seguidores, alta de 5.44%. 

Tabela 4: variação de seguidores no Facebook

Anúncios:

O presente relatório analisou o investimento dos seguintes candidatos à presidência na plataforma Meta: Lula (PT), Bolsonaro (PL), Ciro (PDT), Felipe D’Avila (NOVO), Tebet (MDB), Leonardo Péricles (Unidade Popular, UP), Pablo Marçal (PROS), Sofia Manzano (Partido Comunista Brasileiro, PCB) e Vera Lúcia (Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado, PSTU). Entre eles, somente Simone Tebet, Felipe D’Avila e Pablo Marçal gastaram. Tebet foi a décima sétima conta que mais investiu em anúncios sobre temas sociais, eleições ou política no período, considerando toda a base de dados. 

Entre 14 de maio e onze de agosto, Tebet (MDB) gastou 250 mil reais em impulsionamento para 27 anúncios (tabela 5). Felipe D’Avila (NOVO), destinou R$ 54.762 para 461 anúncios, a maior quantidade de posts impulsionados entre os candidatos; Pablo Marçal (PROS), 102 reais para 2 postagens. 

Tabela 5: gasto em anúncios

Partidos: 

Mesmo não gastando em impulsionamento, Lula (PT) e Bolsonaro (PL) crescem mais do que todos os outros candidatos. Entretanto, vale destacar que tanto o PT quanto o PL gastaram para impulsionar publicações no Google: R$ 191 mil para 26 anúncios e R$ 801 mil para 16 anúncios, respectivamente (entre 14 de maio e 11 de agosto) (tabela 6). 

Ciro Gomes (PDT) impulsionou conteúdos em sua conta principal com o rótulo NEWSLETTERS DIGITAIS A VOZ DO BRASIL, que possui o CNPJ atrelado ao candidato. Gastou R$ 55 mil em 10 anúncios. O PDT, por sua vez, destinou R$ 347 mil para 15 anúncios. O MDB de Tebet, R$ 60 mil para 12 anúncios.

Tabela 6: gastos por partido

Os gastos em anúncios dos partidos políticos não são exclusivos para as campanhas presidenciais, posto que a corrida eleitoral envolve mais cargos – senadores, deputados federais, deputados estaduais e governadores.
       

 Segmentação Geográfica:

Há um foco compartilhado de impulsionamento na região sudeste, onde se localizam 42,6% dos eleitores brasileiros. O estado de São Paulo é o que mais recebe anúncios. 

Tal modelo de campanha é capaz de gerar um vazio de informação para alguns recortes espaciais do país, já que os posts atingem de modo desigual as populações das diferentes regiões brasileiras. Ainda não há sinal de que haverá micro direcionamento, isto é, anúncios direcionados especificamente a partir de dados sociodemográficos, geográficos e/ou outras preferências. 

Cabe levantar a hipótese de que, com o começo oficial da corrida presidencial no dia 16 de agosto, os gastos dos candidatos e das siglas se expandam – tanto no Google quanto na Meta. 


Discussão:


Ao fazer a análise das atividade dos presidenciáveis, os resultados indicam três principais pontos: (1) Mesmo sem investir, Lula (PT) tem o maior crescimento no número de seguidores no Instagram: 1.9M (49.67%); (2) Jair Bolsonaro ainda tem o maior número total de seguidores e de engajamento nas duas redes analisadas. No Instagram, apresentou crescimento de 1.43M novos seguidores e 103.41M interações, valor que supera, em mais de duas vezes, o total do seu principal adversário, Lula; (3) Apesar do investimento em impulsionamento, Tebet apresentou baixo crescimento nas redes sociais, não obtendo resultado expressivo tanto no número de novos seguidores, quanto no total de interações.

Metodologia:

Os dados utilizados foram coletados a partir da Biblioteca de Anúncios da Meta, do Google e do CrowdTangle. A organização e a visualização dos dados foram feitas pela equipe do Observatório das Eleições da PUC-Rio.
Por ser um documento sobretudo quantitativo, o que apenas se aproxima da realidade, exige uma análise qualitativa – capaz de maior aprofundamento. 

Balanço geral de seguidores nas redes sociais até 21/08/22:

Instagram / Facebook / Total:

Lula: 5.9 milhões / 5 milhões / 10.9 milhões 

Bolsonaro: 20.6 milhões / 14 milhões / 34.6 milhões 

Ciro: 1.3 milhões / 978 mil / 2.2 milhões

Simone Tebet: 198 mil / 163 mil / 361 mil 

Leonardo Péricles: 60 mil / 5,5 mil / 65,5 mil

Pablo Marçal: 2.3 milhões/ 383 mil / 2.683 milhões 

Sofia Manzano: 24.5 mil/ 1.6 mil / 26.1 mil

Soraya Thronicke: 88.2 mil / 68 mil / 156.2 mil

Vera Lúcia: 5.9 mil / 34 mil / 39.9 mil

Roberto Jefferson: 159 / 61 / 220