Empreendedores contam como tecnologia e memória esportiva jogam juntas
A tecnologia é uma grande aliada à preservação da memória. Os jornalistas Sérgio Pugliese e Edson Mauro têm aplicado esta tabelinha em empreendimentos que favorecem a paixão esportiva à criatividade e à responsabilidade social. Pugliese garimpa personagens antigos do futebol no Museu da Pelada , fundado há quatro anos. Edson expande a experiência de 50 anos de radiojornalismo na criação do Festival Internacional do Livro Esportivo (Arquivo). Eles revelam bastidores, desafios e rumos dessas iniciativas no Seminário NuTec: Tecnologia e Memória no Esporte , dia 5 de outubro, às 19h. Mediado pelos professores da PUC-Rio Gustavo Robichez e Alexandre Carauta, o papo é aberto ao público, pelo Zoom: https://ecoa.puc-rio.br/seminario-nutec-tecnologia-e-memoria-no-esporte.
Sócio da agência Approach Comunicação, Sérgio Pugliese conserva o apetite por boas histórias aguçado por redações como as do Globo e do Jornal do Brasil . Desde 2017, decidiu extraí-las do vasto território simbólico do futebol. Com o faro de grande repórter – e de peladeiro profissional -, personagens ilumina do mundo da bola sumidos no tempo. Ele conta, no papo desta terça, como a diversidade midiática e os recursos digitais esse acerto de contas com o passado.
No acervo multimídia do Museu da Pelada, apresentando com ícones como Paulo Cezar Caju, Zico e Ademir da Guia desem-se as reportagens como a que desvenda o paradeiro de Mike Tyson, o dono da maca no Maracanã dos anos 1980. O maqueiro ganhara o apelido do locutor Januário de Oliveira, pelo porte comparável ao pugilista americano.
Revitalizadas pela tecnologia digital, e pelo espírito empreendedor de Pugliese e seu escrete crescente de colaboradores, histórias assim estreitam o diálogo da memória com o futuro – do futebol, do país. Edson Mauro pega o mesmo caminho.
Narrador da Globo / CBN e professor universitário, Edson desdobra os horizontes profissionais com o Festival Internacional do Livro Esportivo (File). Com o apoio do consórcio formado por Palestrativa, Museu da Pelada e Cinefoot, a primeira edição, ano passado, reuniu escritores brasileiros e estrangeiros em palestras, talk-shows e debates. Na segunda edição, programada para o próximo ano, ele pretende incrementar a programação.
O seminário Tecnologia e Memória no Esporte é a terceira iniciativa organizada pelo recém-criado Núcleo de Tecnologia do Departamento de Comunicação da PUC-Rio. O NuTec já havia promovido uma oficina sobre Gephi (ferramenta de visualização e análise de redes) e um seminário com executivos da Play9, maior rede do Youtube do Brasil. O coordenador do novo núcleo, Gustavo Robichez, reforça a abertura à participação da comunidade acadêmica e do mercado:
“Convidamos todos os alunos e professores do Departamento a construir o futuro da Comunicação neste espaço aberto à inovação e cocriação. Estabelecer parcerias para fortalecer a conexão entre as práticas e oportunidades de mercado e o Departamento de Comunicação. ”
Essas ações iniciais expressam a proposta pioneira do NuTec, que estreita as articulações entre comunicação, tecnologia, produção científica para desenvolver projetos inovadores alinhados com os interesses sociais e com propósitos da Universidade. Robichez enfatiza o estímulo à inovação e à cocriação:
“O NuTec promove a cultura da experimentação com tecnologia para que alunas e alunos do Departamento de Comunicação possam criar, prototipar e refletir sobre necessidades e riscos da nossa sociedade cada vez mais digital.”
O NuTec nasceu com a nova graduação do Departamento de Comunicação – Estudos de Mídia –, curso do qual uma das ênfases é Comunicação e Tecnologia. Criado para expandir a crescente articulação das vertentes comunicacionais com a área tecnológica, o Núcleo contribui também para o curso de Jornalismo e outras formações do Departamento.
Em consonância com as transformações digitais, o novo núcleo conjuga oficinas, palestras, seminários, atividades de ensino e pesquisa e outras dinâmicas voltadas ao desenvolvimento de iniciativas inovadoras. Aprofunda, assim, a relação entre a Universidade e um mercado cada vez mais influenciado pela cibercultura.
Conhecimentos associados, por exemplo, a mídias sociais e suas métricas, inteligência artificial, ciência de dados, marketing digital e jornalismo de dados integrados ao universo de reflexões, experimentações e inovações fomentadas pelo NuTec sob o princípio da cocriação. Num constante diálogo com associações de diversos setores, buscam expandir e impulsionar as práticas da comunicação na sociedade e nos ambientes empresariais.